sábado, 28 de abril de 2012

O que é Cosplay?



Na Wikipédia temos essa definição:
Cosplay (コスプレ Kosupure) é abreviação de costume play ou ainda costume roleplay (ambos do inglês) que podem traduzir-se por "representação de personagem a caráter", para referir-se a atividade lúdica praticada principalmente (porém não exclusivamente) por jovens e que consiste em caracteriza-se ou fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional, concreto ou abstrato, como, por exemplo, animes (desenhos animados japoneses), cartoons (desenhos animados), mangás (historias de quadrinhos japoneses), comics (historias de quadrinhos americanas), videogames ou ainda de grupos musicais — acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível. Os participantes dessa atividade chamam-se cosplayers.                     
                                                              
Exemplo de Cosplayers caracterizadas:
Sakura Amai de Rei Ayanami  e  Vitória Antunes de Asuka Soryu

Basicamente cosplay é um hobby saudável que consiste na caracterização de personagens e interpretação dos mesmos. Um hobby que para muitos leigos e até alguns praticantes nasceu no Japão, mas tudo começou nos EUA. Os japoneses se apaixonaram perdidamente pelo cosplay e foram os grandes responsáveis da divulgação dessa arte.

No Brasil os inúmeros eventos e concursos ajudaram a propagar esse glamuroso passatempo e hoje nos tornamos uma das grandes potencias no cosplay. Existe um imenso numero crescente de cosplayers brasileiros e alguns já são destaque mundiais como as lindas Thaís Yuki e Witchiko.




Thaís Yuki de Samus

Witchiko de Alichino


Hoje cosplay é muito mais que um simples hobby. Com inúmeras redes socias, sites, blogs lojas virtuas e físicas, alem de unir pessoas movimenta dinheiro, sendo uma fonte de renda sustentável. Em São Paulo já existem lojas para esse publico exigente e  fiel.

Em Mato Grosso ainda é bem tímido esse movimento mas com praticantes dedicados. Esperamos que cresça mais e mais com a devida divulgação, para que os cosplayers mato-grossense não necessitem mais ir para outros estados para praticarem a sua arte.

Por fim, te convidamos a viajar através desse maravilhoso novo mundo junto  conosco.


Fontes e sites interessantes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário